sábado, 18 de maio de 2013

O que acontece quando duas galáxias colidem - vídeo incrível

O que acontece quando duas galáxias colidem?

Uma simulação em computador nos mostra o que a interação entre duas galáxias pode resultar (veja o vídeo abaixo). O bacana é que a simulação mescla em alguns momentos fotos de galáxias tiradas pelo telescópio espacial Hubble. Assim podemos ter uma idéia bem real do que acontece.

O resultado é a destruição das duas galáxias originais e a possível formação de uma nova. A interação, além da destruição, faz surgir também novos focos de formação de estrelas, devido ao gás presente.

O interessante é que, embora não pareça, as estrelas e planetas dentro de cada uma das galáxias não colidem, ou se colidirem é um evento muito raro. Isto porque, essencialmente, existe muito 'espaço' entre os objetos.

A interação é gravitacional e não 'física' no sentido do choque dos corpos.

Agora atenção! Tenho uma notícia ruim e uma boa para dar. A ruim é que nossa galáxia está em rota de colisão com a galáxia de Andrômeda, nossa vizinha.

A notícia boa é que esta colisão só ocorrerá, efetivamente, daqui a alguns bilhões de anos!

O segundo vídeo abaixo, (no tempo 3:30 aproximadamente) nos dá uma idéia de como seria o nosso céu, visto da terra, quando Andrômeda se aproximar. As imagens são extraordinárias!




Nenhum comentário: