terça-feira, 16 de julho de 2013

Nikola Tesla, um gênio esquecido

Se existe um personagem que se encaixa no estereótipo do 'Gênio e Louco' este é Nikola Tesla.



Nikola Tesla foi um dos maiores (se não o maior) inventor do século XX e toda nossa tecnologia hoje só é possível graças a ele.

A lista de suas invenções é enorme:


  • A lâmpada fluorescente;
  • A corrente alternada;
  • O motor de indução;
  • A transmissão via rádio;
  • O Gerador Tesla de alta voltagem

e muitos outros.

A medida que sua fama cresce no começo do século, crescem também as especulações sobre sua sanidade mental. Tesla costumava criar e resgatar pombos e alguns dizem que, em certo momento, chegou a referir-se a um dos pombos como sendo sua esposa.

Mas esta fama não foi apenas fruto de 'fofocas'. Muitos fatos estranhos estão relatados em seu próprio livro "Minhas invenções" como por exemplo sua aversão a brincos de mulher e a pérolas, sua predileção por objetos com bordas afiadas e seus contatos com seres extraterrenos.

Mas o importante não são suas histórias bizarras mas suas invenções, que mudaram o mundo e o transformaram no que conhecemos hoje.

Fala-se, inclusive, que muitos de seus inventos poderia ser utilizados como armas de destruição em massa como o suposto projeto HAAPR, cujo princípio pe o envio de partículas para a ionosfera de modo a alterar o clima do planeta. O conceito foi ridicularizado mas diz-se que os EUA teriam construído uma arma geofísica baseado nas idéias de Tesla. Claro que é muita especulação e provavelmente outra lenda atribuída a Nikola Tesla.

Infelizmente ele foi esquecido por muitos anos mas hoje há uma tentativa de resgatar sua história e contribuições para a humanidade.

Este link possui muitas informações sobre Nikola Tesla e uma resenha sobre seu livro "Minhas Invenções".

Nenhum comentário: