quinta-feira, 19 de julho de 2007

Método Científico

Muita dúvida surge com relação a este assunto, principalmente em épocas em que se deseja provar o "improvável" através dos bastiões da ciência. Abaixo está um link interessante que trata mais técnicamente o assunto.

http://teacher.nsrl.rochester.edu/phy_labs/AppendixE/AppendixE.html

O método cinetífico, em princípio, deve ser adotado em casos em que se deseja testar um fenômeno da natureza sem que seus resultados possam ser influenciados pela "vontade" de quem realiza o experimento.

Claro que como toda regra existem exceções. Cada área do conhecimento possui características próprias em seu método.

Muitas vezes a ciência se confunde com outras coisas, mas esta é apenas uma parte do conhecimento humano e mais que isto uma maneira de entender o mundo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que essa sua visão esteja equivocada sobre a "época de provar o improvável", eu acredito que seja justamente o contrário. Onde não há indícios de evidências fala-se muito, onde há uma generalizada confusão na mídia, uma proliferação de equívocos religiosos, é essa época que vivemos e por causa disso a ciência é quase um tronco no rio da ignorância.

Aguiar Mendes - Bahia

Anônimo disse...

Thomas Kuhn é a uma grande autor,
bem persipcaz e cínico, causou um terremoto na sociologia da ciência, e seus livros tem promovido debates acalorados e muitas vezes desprovidos de sentido.

Mais uma vez me parece que o relativismo criado por ele, que tanto mal tem feito a ciência, como o surgimento do Programa Forte da Sociologia, tem feito seguidores no Brasil.

Um pena.

Rogério Megallio UFRJ
rmegellio@gmail.com

Daniel disse...

Obrigado Rogério, por sua contribuição e opinião.

Daniel disse...

Aguiar

Obrigado por sua opinião.

Acredito que você não tenha compreendido bem o texto, ou talvez eu não tenha sido claro em minhas palavras.

Aqui o método científico foi tratado como um modo de se evitar confusões que atualmente se faz entre, por exemplo, a fé de se acreditar que o mundo(terra) tem 6.000 anos, e a vontade de se provar isto pela ciência, e as evidências de que ele possui 4,5 bilhões de anos.