quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nasa disponibiliza vídeo mostrando como pretende trazer um asteroide para a Terra.

Já se comenta há um bom tempo sobre um projeto ambicioso da Nasa. Rebocar um pequeno asteroide para uma órbita próxima a Terra.

Parece muita ficção científica mas na verdade o projeto tem inúmeras vertentes dentre as quais destaco algumas:


  • Abrir caminho para a mineração espacial: Existem nos asteroides inúmeras ligas e materiais extremamente raros e valiosos que não existem na terra ou que existem em muito pouca quantidade. Minerar estes elementos traria lucros 'astronômicos'
  • Desenvolver tecnologias para proteger a Terra: Sabemos, hoje, que os asteroides são uma ameaça real e não mais coisa de Hollywood. Os exemplos mais preocupantes foram a quedo do meteorito na Rússia, no começo do ano, a confirmação de que a extinção dos dinossauros se deu pela queda de um asteroide e o incidente de Tunguska, na Sibéria, no começo do século XX. Fora estes exemplos é sabido que todo anos caem toneladas de objetos espaciais na terra (as estrelas cadentes), mas que são muito pequenos para fazerem algum estrago real. Porém é uma questão de tempo até que um objeto realmente grande e perigoso caia por aqui. Este projeto ajudaria a desenvolver novas metodologias para manter os asteroides bem longe de nós, seja alterando sua rota, seja destruindo-os.
  • Conquista e colonização espacial: É inegável que em breve teremos de deixar a Terra para criar novas colônias e expandir nossa civilização. Para isto necessitamos aperfeiçoar e criar uma enorme quantidade de tecnologias que possibilitarão tal expansão. Capturar um asteroide seria um excelente treinamento e base de testes para tais tecnologias.


Abaixo está o vídeo que a Nasa disponibilizou. Muito interessante.


Nenhum comentário: