terça-feira, 5 de março de 2013

Colonizando o Espaço - Já é possível chegar a Marte?


Com as recentes descobertas de outros planetas fora de nosso sistema solar, através da melhora nas técnicas de busca e novos satélites de exploração, os pesquisadores e entusiastas da exploração espacial ficaram empolgados com as possibilidades.

Cada vez mais percebemos que a existência de outros planetas, o que a pouco tempo atrás era visto com escárnio, se mostra relativamente comum.

A recente queda de um meteorito na Rússia também fez pensar sobre nosso próprio futuro na terra. Será que poderemos suportar as ameaças vindas do espaço? Não seria inteligente preservar a vida humana espalhando-a pelo espaço, pois se a terra for ameaçada de alguma forma teríamos alguma chance, pensando-se em termos de humanidade?

Existem inúmeros desafios técnicos para que a exploração e colonização espacial tomem um rumo definitivo.

A primeira delas é que para chegar em outros planetas necessitamos de uma fonte de energia extremamente eficiente. Depois existem os problemas de tempo de viagem, logística, suporte a vida, questões psicológicas e etc. Além disto temos a questão da habitabilidade destes novos planetas descobertos. Nossa tecnologia ainda não é capaz de verificar as condições exatas dos planetas, sua atmosfera e etc. O que sabemos deles são dados superficiais como sua massa e volume, distância para a estrela que orbita, se são rochosos ou gasosos, se estão em uma região do espaço que poderia ser habitável.

Mas pensar em chegar a estes planetas ainda é impensável para nós, porém algumas pessoas e agências já trabalham com algo mais palpável: a ida do homem a Marte.

O documentário abaixo da THC mostra como a NASA e alguns pesquisadores estão pensando as futuras viagens para Marte, suas dificuldades técnicas, desafios e possibilidades.

É interessante salientar que, segundo especialistas, já é possível com a nossa tecnologia chegar lá, bastando apenas vontade para isto, já que estamos muito mais próximos, hoje, de ir a Marte do que o homem estava nos anos 60 de chegar a Lua.


Nenhum comentário: