sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Precisamos da Lua?




Quando pensamos no espaço, no universo, geralmente o que nos vem à cabeça são estrelas, buracos negros, galáxias, busca por vida em outros planetas e etc. mas nos esquecemos de algo que está bem aqui, do nosso lado e que, se não fosse por ela, é provável que a vida como a conhecemos aqui na terra não poderia existir.

A Lua!

Apesar de estarmos em uma "região boa" para a vida dentro do sistema solar (e na própria galáxia), por causa do fator água em estado líquido, se não fosse a ação da Lua sobre o nosso planeta, a vida poderia nem existir.

Isto por causa de inúmeros fatores como, por exemplo, os efeitos de maré que movimentam nossa atmosfera, nossos oceanos e os continentes, a velocidade de rotação da terra, que faz com que nossos dias tenham as 24 horas que conhecemos, e até mesmo certa proteção contra impactos de asteróides.

E você sabia que a Lua está se afastando de nós um pouco a cada instante? Sabia que é graças as marés que se acredita que a vida teve início?

O documentário abaixo da BBC, disponibilizado pelo canal TV Documentários do Youtube, mostra as incríveis curiosidades sobre a Lua, o que aconteceria na Terra se ela não estivesse aqui e o que irá acontecer no futuro.


Nenhum comentário: