quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Eureka! Será que Arquimedes realmente falou?

Diz a popular história que na antiga Grécia um tirano chamado Hiero suspeitou que o ourives o havia enganado na confecção de uma coroa, utilizando nela prata em vez de somente ouro. Foi então que este recorreu a Arquimedes, um dos maiores gênios da antiguidade, a fim de descobrir se o tirano havia realmente sido enganado.
Um detalhe: a coroa não poderia ser destruída para se realizar tal comprovação!

Bom, a história nos conta que este problema afligiu Arquimedes por muito tempo e que o problema foi finalmente resolvido quando ao se banhar percebeu que ao entrar na banheira, uma parte da água era deslocada para fora. Eureka! teria dito Arquimedes. Estava resolvido o problema.

Como o volume de água deslocada era proporcional ao volume do corpo que nela submergia, Arquimedes pôde verificar se o volume da coroa correspondia ao peso de uma mesma coroa feita somente com ouro, já que a prata por ser mais leve teria de ser aplicada em maior quantidade na confecção da coroa para atingir o mesmo peso de uma coroa somente de ouro. A comparação entre a quantidade de água deslocada seria a solução.

Muitos séculos depois o mundo associa a palavra à descoberta, ao "Insight" como dizem, mas será que realmente Arquimedes disse Eureka! ?

Chris Rorres, um matemático da Universidade da Pensilvânia, afirma que a frase muito provavelmente não foi cunhada por Arquimedes, mas que a história pode ter sido inventada por Vitruvius, um escritor romano.

É provável que nem a história do desafio do Tirano seja real, mas sabe-se que realmente Arquimedes realizou vários estudos sobre o volume de objetos.

Então correr pela cidade gritando Eureka!, como diz a história, talvez seja mais um componente de Vitruvius para "apimentar" um de seus livros!

Texto baseado na edição de 08 de Agosto de 2007 da revista Scientific American

Nenhum comentário: